Arrascaeta: como machucou e voltou tão rápido?

Já faz um tempinho, mas ainda vale o comentário...

O meia do Flamengo, Arrascaeta, teve uma lesão no joelho, segundo informações do seu clube, do ligamento colateral medial e menisco medial, tendo sido submetido a uma artroscopia do joelho.

Foi muito comentado o tempo de recuperação do atleta, que em 19 dias já estava em campo na semifinal da libertadores contra o Grêmio. Alguns órgãos da impressa chegaram a insinuar que a cirurgia seria um “blefe” para que o jogador não fosse convocado pela seleção uruguaia...

Mas considerando que as informações dadas pelo Flamengo seja verdadeiras (é o que acredito) podemos fazer algumas considerações.

Primeiro ponto é o grau das lesões ou gravidade das lesões para que conseguisse retornar a campo em 19 dias. Com certeza ele não teve uma ruptura do ligamento colateral medial que levasse a uma instabilidade do joelho, pois no estado atual da medicina não haveria tempo para cicatrização do ligamento. E na artroscopia realizada, no máximo foi feita uma meniscectomia (uma “raspagem” ou retirada de uma parte do menisco), que uma cirurgia mais simples, e não requer tempo de cicatrização.

Feita esta análise vamos para os pontos que diferenciam este jogador da população em geral, e possibilitaram o retorno tão rápido a esporte em nível competitivo, que são 3 os aspectos mais importante. Inicialmente o que ele já carrega antes da lesão, uma “memória muscular” de um atleta em alto nível a muitos anos, pois para o retorno é necessário o a ativação e força muscular reestabelecidos, e com uma boa “memória muscular” isso fica mais fácil. O segundo aspecto é o pós-operatório, em que Arrascaeta teve a sua disposição uma equipe de fisioterapia especializada na recuperação de atletas por 3 períodos diários, inclusive fim de semana. E o último ponto, que elenco como mais importante, é a motivação do paciente. O Flamengo vive o seu momento mais importante dos últimos 38 anos, portanto o jogador tinha uma grande vontade de querer participar deste momento a ponto de assumir riscos que todo retorno precoce traz.


6 visualizações

Contato

Email: iuripaz@hotmail.com

Tel: (86) 99999-9242