Ligamento Cruzado Anterior
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior - O que fazer? Cirurgia? Quando operar? Sempre operar?
Para o melhor tratamento alguns pontos devem ser levados em consideração, e o principal é o nível de demanda funcional que o paciente requer do joelho. Pacientes jovens, com vida ativa ou praticantes de atividade física normalmente tem uma demanda funcional que requer um joelho estável, e portanto tende-se a indicar a cirurgia.
Outro fator importante a ser avaliado é a sintomatologia. Os pacientes que tem queixa de falseio ou insegurança do joelho, certamente terão indicação de cirurgia.
De qualquer forma, é importante o entendimento que a decisão de se operar ou não é difícil, muitos pontos devem ser considerados. O paciente deve retirar o máximo de dúvidas possíveis com seu médico, e este profissional deve se preocupar em esclarecer o tratamento proposto.
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior - Quais os sintomas? O que o paciente sente?
No momento do trauma, muitas vezes os pacientes referem escutar o estalido alto e logo surge aumento de volume do joelho devido ao derrame articular. Nos dias seguintes sente dor devido a força do trauma e dificuldade para andar normalmente.
Mas a queixa mais importante, é o falseio... que é a instabilidade do joelho, muitos falam não sentir "segurança" do joelho, e perdem o equilíbrio com facilidade, chegando a cair no chão.
Outro sintoma importante é a perda de força muscular.
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior - Quando rompe? Como lesiona?
Geralmente, o LCA é lesionado em movimentos torcionais, em que corpo gira sobre o joelho. Muitas vezes acontecem nos esportes, como futebol, handball, basquete... ou em acidentes domiciliares e automobilísticos. Determinados fatores fazem com que algumas pessoas tenham mais chance de romper o LCA, que são as que tem hiperfrouxidão ligamentar, fraqueza ou inativação muscular e mulheres, devido as alterações hormonais do ciclo menstrual.
Ligamento cruzado anterior (LCA) - O que é? Qual a função? Pra que serve?
O cruzado anterior é um dos ligamentos que faz a conexão entre o fêmur (osso da coxa) e tíbia. Tem a função de dar estabilidade ao joelho, sendo o principal estabilizador anterior da tíbia, impedindo que a tíbia fique instável pra "frente", e também tem função de ajudar na estabilidade na rotação da perna.